Manter o piso e pares com um aspecto impecável é fundamental em uma cozinha profissional, até porque, tal superfície acumula muita sujeira e isso pode implicar negativamente para seu negócio. Apesar disso, muitos estabelecimentos cometem alguns erros na higienização de superfícies da cozinha industrial, o que é algo propício para a contaminação dos alimentos.
Seja em um restaurante, padaria, ou até mesmo supermercado, a cozinha é um local onde as pessoas estão a todo momento preparando refeições e com isso surge o acúmulo de sujeiras nas superfícies, como paredes e chãos.
Portanto, não saber realizar uma limpeza e higienização de pisos pode ser um caminho para o fracasso do seu negócio. Diante disso, no post de hoje vamos mostrar alguns dos principais erros cometidos na limpeza de pisos dentro da cozinha industrial.
Descubra os principais erros cometidos na higienização de superfícies da cozinha profissional
Não diluir o produto corretamente
Não diluir da maneira correta o produto de limpeza é um dos principais erros que muitos donos de estabelecimentos cometem na higienização de superfícies da cozinha profissional. Visto que, o produto deve estar na concentração correta para ser aplicado e já diluído sobre o piso. Muitos produtos informam sobre o processo de diluição na própria embalagem, portanto, sempre leia atentamente.
Lembre-se que a concentração precisa estar de acordo para que não fique muito fraco e dê retrabalho, ou muito forte, de maneira que seque muito rápido ou que desperdice o produto.
Deixar o produto secar sobre o piso
Nada adianta higienizar o piso da cozinha industrial e deixar o produto sobre a superfície por um longo período, de maneira que seque totalmente. O produto de limpeza precisa agir pelo tempo determinado sobre o piso para garantir uma higienização correta e profunda, sem comprometer a ação.
Não enxaguar após a remoção
Não enxaguar a superfície após a remoção do produto também é algo que gravíssimo, que deve ser evitado. Lembre-se que na limpeza e higienização de superfícies da cozinha profissional, todo o resíduo do produto deve ser eliminado do piso. A recomendação é realizar até três enxágues com água limpa, para eliminar o produto como um todo.
Aplicar o produto de limpeza de maneira desuniforme
A forma de aplicar o produto também condiz para uma limpeza correta, porem apesar disso, muitos acabam aplicando de maneira desuniforme.
Portanto, procure aplicar o produto em movimentos laterais, sem deixar falhas, outra dica é utilizar um aplicador de ceras com balde, pois isso ajuda a dosar a quantidade ideal de produto sobre o piso.
Utilizar produtos agressivos
Existe certos tipos de produtos de limpezas que não são certificados pela Anvisa e podem agredir a superfície e ao invés de contribuir para uma boa higienização, pode acabar danificando o piso.
Isso porque, tais produtos podem comprometer a resina e a vida útil do tratamento, portanto, é fundamental verificar a composição e substância dos produtos antes de comprar.
Como fazer a limpeza de pisos da cozinha profissional corretamente
O grande segredo para realizar uma correta limpeza e higienização de pisos da cozinha profissional é manter uma equipe treinada e informada, além de contar com sistemas e produtos de limpeza que otimizem o processo. A Clean Nova atua na locação de equipamentos para a higienização de cozinhas profissionais, a fim de proporcionar aos seus clientes soluções sustentáveis que contribuam para maior economia de água.
De forma que os donos dos estabelecimentos reduzam o custo com mão de obra para realizar a limpeza de sua cozinha profissional, bem como o consumo excessivo de água para higienizar utensílios que vão desde panelas, cubas, caixas plásticas, telas de pão, formas, assadeiras, entre outros.
Além de sistemas de higienização para a manutenção de coifas e dutos de cozinhas sem o desmonte do duto. Tudo de forma simplificada e econômica. Entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento sem compromisso!