Não importa seu tipo de negócio, para uma cozinha industrial funcionar adequadamente, existem vários cuidados que precisam ser tomados.
E qualquer tipo de descuido com relação a higienização da cozinha industrial e dos alimentos e manipulação pode acarretar em uma contaminação alimentar, o que representa um grande risco aos funcionários e consumidores.
A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos. Isso acontece, por conta de muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocar o aparecimento de intoxicações alimentares.
O grande problema disso tudo é que esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto e é aí que mora o perigo na cozinha profissional. A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos.
A única maneira de evitar essa contaminação é realizar uma correta higienização da cozinha industrial, utilizando produtos e sistemas de limpeza adequados.
Como melhorar a higienização da cozinha para evitar contaminações
Contaminação dos alimentos
Manter uma boa higienização da cozinha industrial é sim fundamental, porém, um grande erro que muitas pessoas cometem e desconhecem é o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar outro tipo de alimento. Isso ocorre, porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.
Portanto, a melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.
Sendo assim, para se fornecer uma alimentação eficiente e saudável, além de uma combinação variável de alimentos, é necessário que as pessoas responsáveis pela sua manipulação tenham conhecimento de alguns aspectos técnicos envolvidos no manuseio e processamento dos alimentos.
Higienização de equipamentos e utensílios
As instalações, os equipamentos e os utensílios utilizados na manipulação dos alimentos também podem se tornar fontes de contaminação dos alimentos.
Isso acontece, quando não há uma correta higienização da cozinha industrial, bem como a utilização inadequada de utensílios que não são indicados neste tipo de ambiente, como o uso de tábuas de madeira ou outro material poroso.
Também é importante se preocupar com a higienização de superfícies, como o piso, azulejo, pois o acúmulo de sujeiras nesses locais pode implicar negativamente na limpeza do estabelecimento.
Utilização de produtos profissionais
Sempre utilize produtos específicos para a higienização de cozinhas industriais, pois só eles que irão realizar uma limpeza profunda e eficaz. Lembre-se de optar por produtos profissionais certificados pela Anvisa, que ofereçam qualidade e garantia na descontaminação do espaço e respeite a aplicação correta de cada produto para garantir a eficácia dos resultados.
Secagem correta dos utensílios
Saber fazer a secagem correta dos utensílios é ideal para manter a higienização da cozinha industrial correta. E uma das melhores maneiras de evitar a contaminação cruzada deixar todos os utensílios utilizados no ambiente secar naturalmente, sem o uso de panos.
Embora sabemos a prática correta de secagem, muitas vezes, a grande correria do dia a dia impede os profissionais de esperar que isso seja feito de forma natural. Portanto, nesses casos, devido à grande demanda, a recomendação é optar pelo uso de panos descartáveis, que são os mais adequados para este ambiente de trabalho.
Mãos sempre limpas para o manuseio
Sempre certifique se os colaboradores estão fazendo a higiene correta das mãos, lembrando que as unhas devem estar sempre curtas, sem esmaltes e anéis.
Além disso, a área para lavar as mãos não deve ser a mesma para lavagem das panelas, utensílios, louças e aparatos da cozinha profissional. Não esqueça de fornecer sabonete líquido antisséptico, sem perfume, para a lavagem das mãos.
Atenção a temperatura
Além de se preocupar com o manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos, a higienização de utensílios, dê atenção as temperaturas das geladeiras, freezers e câmaras frias.
Este hábito deve ter um cuidado redobrado, principalmente em épocas mais quentes, na qual a probabilidade de determinados ingredientes estragarem são ainda maiores, o que pode fazer com que surja mau cheiro e contaminação dos alimentos.
Armazenamento correto
O cuidado com os profissionais e os clientes está em cada detalhe de uma cozinha profissional e o armazenamento correto é um deles que faz toda a diferença.
Portanto, ao guardar os produtos de limpeza, faça como mandam as recomendações nas embalagens, lembrando que existem certos tipos de produtos que possuem limitações em relação a temperatura, à exposição a luz entre outras características que condicionam a validade e eficácia.