Manter o estabelecimento limpo e livre de pragas e insetos é fundamental para manter a qualidade do negócio, porém muitos empresários buscam soluções de como espantar moscas, uma praga capaz de doenças transmissíveis.
Geralmente, elas são atraídas por alimentos e outras substâncias orgânicas que se encontram em abundância em estabelecimentos alimentícios, o que traz sérios prejuízos. Apesar de sua incidência ser maior em períodos mais quentes, as moscas incomodam os estabelecimentos durante o ano todo e nesse momento é fundamental contar com a ajuda de uma dedetizadora no ES.
Visto que, são atraídas pelos açúcares fermentadores das bebidas alcoólicas, incluindo líquidos caídos nas pias e mesas, resíduos deixados no fundo de copos e resíduos em pias e ralos. Embora tiram proveito de qualquer substância fermentadora ou açucarada, existem itens não alimentares que também podem atrair a atenção das moscas, como por exemplo, resíduos em esfregões úmidos, esponjas e roupas de limpeza, ou águas residuais em poços e pias de gelo.
A importância de acabar com moscas nos estabelecimentos
Além se serem vistos como uma praga incômoda, eles podem ainda contaminar alimentos e bebidas com bactérias e patógenos (organismos que podem causar doenças).
Isso acontece, por conta de as moscas visitarem locais insalubres, como lixeiras, frutas fermentadas, vegetação em decomposição e ralos e diante disso, depositam seus ovos em frutas maduras e em líquidos fermentados como garrafas abertas de licor e xarope (mesmo com bicos) e guarnições de frutas.
Uma vez incubadas, as larvas se alimentam diretamente dos alimentos mais maduros ou líquidos açucarados e ao consumir alimentos ou bebidas contaminadas, podem causar problemas de saúde. Portanto, é responsabilidade de todo dono de estabelecimento aplicar medidas eficazes para o controle de moscas, respeitando e seguindo as normas da Anvisa.
Problemas com moscas: como resolver
Por conta da fácil reprodução, na qual são capazes de depositar até 500 ovos de uma só vez, podem desenvolver-se totalmente em apenas sete dias, o que leva a uma infestação rápida em um curto espaço de tempo. Diante de tal situação, se livrar dessa praga em estabelecimentos pode ser um grande desafio, já que apenas uma fatia de uma fruta passada ou um derramamento de xarope sob uma geladeira pode criar centenas delas.
A boa notícia é que existem algumas maneiras que podem ajudar a acabar com as moscas. Confira!
Mantenha sua área limpa
Sabemos que as moscas são atraídas por áreas sujas e tudo que elas precisam é de apenas uma pequena gota de material orgânico fermentado para se reproduzir. Portanto, certifique-se de que todos os funcionários sigam o regime de limpeza correto, incluindo uma higienização regular de paredes, pisos, tetos e janelas, bem como tapetes de bar e bandejas.
Também é importante que o equipamento seja rotineiramente limpo e que os frigoríficos e congeladores sejam limpos por dentro e por fora.
Limite o acesso a líquidos
Água parada também é um dos grandes responsáveis por atrair moscas, por isso, certifique-se que todas as pias sejam drenadas e secas e que os poços de gelo estejam limpos. Não esqueça de manter os drenos limpos com desinfetante todas as noites, pois os restos de sucos, misturadores e licores ainda podem atraí-las.
Cubra garrafas e torneiras de bebidas
Garrafas também precisam ser cobertas, principalmente aquelas que contenham xarope e licor. A recomendação é comprar tampas de bico ou vazadores selecionados. Ao adotar essas medidas, será possível evitar que as moscas põem ovos lá dentro. Caso o estabelecimento contenha torneiras de cerveja e até mesmo refrigerantes, cubra-as, de modo que nada possa pingar nas bandejas e assim evitar que as moscas se alimentem e se reproduzam durante a noite.
Descarte o lixo com frequência
O descarte do lixo é algo que deve ser realizado frequentemente, de modo que não haja tempo para se decompor e apodrecer dentro das instalações. Já que moscas são sensíveis ao cheiro de alimentos em decomposição e serão rapidamente atraídas para as caixas e qualquer resíduo orgânico à espreita na parte interior.
Solicite o serviço de uma dedetizadora
Por fim, contrate uma dedetizadora para fazer o controle preventivo, de modo que localize todos os locais de reprodução, a fim de eliminá-los e evitar a infestação dessas pragas.